quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa


Sobre este dia pouco sabia, ou melhor, nada sabia e era-me indiferente..
Nunca tinha reflectido sobre a importancia deste dia e como muitas pessoas depende da LGP para se exprimir..
E imaginem que até ao 25 de Abril era proibido exprimir-se atraves da LGP, porem os tempos mudam, e ainda bem que isso acontece.
No ano lectivo anterior, tive a minha 1º experiencia como crianças surdas e com grande dificuldade auditiva, que estavam inseridas numa turma normal, no ensino normal, tendo apoio de um professor durante algumas horas por dia..
Eu, leccionava a disciplina de Música, por isso, imaginem a dificuldade de ensinar música a crianças que nao ouvem ou ouvem muito pouco. Mas o ano lá passou e os miudos lá foram captando algumas coisas.
Era engraçado ver como uma criança com estas dificuldades demonstra vontade e interesse em aprender, por vezes, mais que as crianças ditas normais.
Outro aspecto, interessante do nosso ensino, pobre e sem minimo de preparaçao, é que eu nao sabia "dizer" nada em LGP, nem um simples "Bom dia", mas depois da convivencia e de algumas aulinhas ate se torna simples e muito interssante.
Os curriculos deviam mudar e todos os cursos, principalmente ligados a educaçao, mas nao só, deviam ter LGP como disciplina, pois nunca se sabe o dia de amanha.
Nao devemos excluir e nem ser excluidos das pessoas com NEE.

1 comentário:

Corduroy disse...

E eu tenho 7 este ano. Se os graudos são umas joias de pessoas, o msm não posso dizer dos mais novos. São miudos sem regras, sem educação e simplesmente fazem o k lhe apetece. Passados quase 2 meses de aulas, só hoje tive oportunidade de os ter atentos e sem fazer asneiras... mas não foi fácil. Mas os culpados não são eles, pois a educação como nos pais. Mas tal como tu, eu tb já aprendi a dizer algumas coisas, o que para mim já é uma vitória esta 1 experiência com alunos NEE.
***