segunda-feira, 20 de abril de 2009

DeSeNraScAnÇo...

Ele há cada coisa..
Os Americanos sempre tiveram a mania de fazer estudos, inquéritos, estatísticas por tudo e por nada, algumas insólitas e por ai fora..
Desta vez resolveram testar qual a palavra que mais faz falta na Língua Inglesa e qual não é o espanto, ou não, que quem lidera é o nosso "Desenrascanço".
"DesenrascanÇo: a arte de encontrar a solução para um problema no último minuto, sem planeamento e sem meios" e sem dúvida que somos bons nisso.
Eles dizem mais: "O que é interessante sobre o desenrascanço - a palavra portuguesa para estas soluções de último minuto - é o que ela revela sobre essa cultura". "Enquanto a maioria de nós [norte-americanos] crescemos sob o lema dos escuteiros 'sempre preparados', os portugueses fazem exactamente o contrário".
"Conseguir uma improvisação de última hora que, não se sabe bem como, mas funciona, é o que eles [portugueses] consideram como uma das aptidões mais valiosas: até a ensinam na universidade e nas forças armadas. Eles acreditam que esta capacidade tem sido a chave da sua sobrevivência durante séculos".
Os autores deste estudo finalizam dizendo:
"E não se ria: a uma dada altura eles conseguiram construir um império que se estendeu do Brasil às Filipinas"
"Que se lixe a preparação. Eles têm desenrascanço".

Bem, está tudo dito, são os Portugueses no seu melhor, ou a desenrascar-se...

Sem comentários: