segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Os Amparados

Ontem decorreu mais uma eleição autárquica neste país, houve de tudo, desde resultados surpreendentes como a Fatinha, que finalmente perdeu a câmara, ainda há quem tenha juízo e o povo de Felgueiras é que sabe!
Mas, já o Valentim continua por cá.
Cá pela santa terrinha é sempre a mesma palhaçada, uma pessoa ri, mas dos nervos. Não entendo este povo, juro que me esforço, mas há coisas que não compreendo.
Vá, vamos as eleições propriamente ditas, como já referi em post anteriores, os acamados, cegos, mancos e afins, ressuscitam neste dia, tudo vai votar.
É o jogo do ampara, do tipo, "agarra-te a mim, eu voto por ti."
Por cá é assim.
É ver presidente da junta e familiares num corre, corre, num jogo ampara, ao que chegamos. Mas atenção, ele concorreu sozinho, imaginem se não fosse, até os mortos ressuscitavam, não duvido nada.
Mas foi hilariante, vê-los trocar e revezar para poder “ajudar” todos os “compinchas” a “depositar” o voto neles.
O mais incrível é a pressão e a intimidação que usam para “receberem” votos, as pessoas vão amedrontadas, não estou a exagerar, vão mesmo. Pessoas que à 15 dias atrás viam e votaram sozinhas, imaginem que ontem já não conseguiam, que palhaçada vem a ser esta, é isto a livre democracia? Não sei, já nada me espanta.
O presidente comanda as hostes e delega aos assessores e sua 1ª dama “os votos amparados”, pois ele está impedido, sinceramente, consegui travar algumas destes, mas não consegui parar todos, para tristeza minha. Há certas atitudes que não compreendo, mas é preciso enfrentá-los e não nos podemos calar, aqui estão habituados a que ninguém se imponha contra, mas como não estou dependente de nenhum “ tacho” posso dizer o que penso.
Outro aspecto digno de ser relatado, foi atitude do senhor presidente, quase no final, foi ver quem tinha ou não votado, cómico, pois faltavam alguns, ohhhh, tiveram direito ao seguinte comentário “ este ( ) não veio votar porquê, lá apanhou a borracheira e ficou a dormir!” ainda lhe disse “ vá, ainda tem 10 minutos, vá lá buscá-lo” lol, isto é o quê, desespero? Sua 1ª Dama também tirou de ponta quem não votou e veio reclamar, porque é que 3 das funcionárias da instituição onde trabalham não foram votar, atenção a 1ª Dama também é funcionária, embora muitos pensem e se esqueçam disso, ela é mera uma funcionária e nada mais. É Poder político infiltrado nas instituições como tenho vindo a referir. É um mau princípio.
Que eu saiba, neste nosso País votar é um direito e um dever, mas não obrigatório, as pessoas não são obrigadas a votar, vai quem quer, mas ainda há quem não tenha percebido isso.
As pessoas têm que acordar e manifestar-se, não podemos continuar com medo, a liberdade é para todos.
Uma eleição autárquica, não pode ser Poder por Poder, mas sim um Poder para fazer algo. O Poder serve para servir a comunidade, toda a comunidade, não só parte dela.

Sem comentários: